top of page
  • Foto do escritorAdmin

Dentes sensíveis: como tratar?

Você sabia que aquela dor aguda que você sente nos dentes quando consome alguma coisa muito quente ou muito gelada tem tratamento?


Isso mesmo, você não precisa se acostumar a ela. É possível voltar a saborear suas bebidas e alimentos preferidos sem sentir dor.

Isso porque essa dor é possivelmente causada pela sensibilidade dos dentes, um dos problemas mais comuns nos dias de hoje. Antes de falarmos sobre quais os tratamentos, precisamos explicar melhor o que é a sensibilidade nos dentes e como ela ocorre.

O que é a sensibilidade nos dentes?

É a tal dor aguda de curta duração que ocorre quando você ingere algo com temperaturas muito baixas ou altas, ácidos, doces. Ela é causada devido à exposição da dentina, a camada intermediária do dente, que possui “tubos microscópicos” que se comunicam com o sistema nervoso dentário.

A dentina pode ser exposta por vários motivos, entre eles: desgaste do esmalte, retração das gengivas, bruxismo (ranger dos dentes) e apertamento dos dentes, escovação excessivamente forte, acúmulo de tártaro, cáries, corrosão, entre outros.

A sensibilidade nos dentes precisa ser tratada com urgência, pois ela pode piorar com o tempo. A tolerância a alimentos e bebidas irá diminuir, privando a pessoa de ingerir as coisas de que ela gosta.

Felizmente, existem algumas formas de tratar e fazer com que sua vida volte ao normal, como veremos a seguir:

Sensibilidade nos dentes: tratamento

O primeiro passo para tratar a sensibilidade nos dentes é procurar um dentista. Não tente utilizar remédios caseiros, pois eles podem acabar prejudicando a situação ainda mais.

Contudo, é importante deixar claro: antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, a causa da sensibilidade nos dentes precisa ser identificada para que o tratamento foque na remoção do fator causador específico e com isso tenha resultados eficazes e duradouros.

Nós fizemos a lista abaixo para mostrar como é possível tratar a sensibilidade nos dentes e voltar a ter aquele prazer de comer e beber as coisas que você mais gosta. Confira:

1 - Utilização de protocolos específicos para a sensibilidade nos dentes

Os produtos utilizados nestes protocolos são compostos por verniz fluoretado, nitrato de potássio e glutaraldeído. Tudo isso associado ao uso de laser de baixa intensidade.

Eles proporcionam um tratamento muito efetivo, duradouro e indolor ao paciente.

2 - Placa de proteção

É bem provável que o dentista indique uma placa de proteção (de silicone ou acrílico) sob medida para que a pessoa com sensibilidade nos dentes utilize segundo a orientação do dentista, sobretudo aquelas com o hábito de ranger ou apertar os dentes.

A presença da placa tem como objetivo evitar o desgaste do esmalte.

3 - Pasta de dente especial

Existem cremes dentais criados especificamente para tratar de dentes sensíveis. Suas fórmulas possuem substâncias que agem nos mecanismos causadores da sensibilidade, evitando que aquela sensação de dor chegue até o nervo do dente.

O ponto negativo é que o uso tem que ser rotineiro. Um estuso realizado na Universidade de Berna (Suíça) chegou a conclusão de que os cremes dentais especiais não são capazes de resolverem o problema sozinhos, pois funcionam melhor como um complemento ao tratamento principal indicado pelo profissional.

4 – Identificação e tratamento dos fatores causadores da sensibilidade

Após um exame cuidadoso, serão identificados os fatores causadores da sensibilidade, podendo ser: oclusão desbalanceada, excesso de ingestão de alimentos/ bebidas ácidas, diminuição do fluxo salivar, trauma oclusal entre outros. E, então sugeridos tratamentos para remoção dos agentes causadores. E, com isto, prevenção de novos focos de sensibilidade e fazer com que o processo já estabelecido se interrompa.


Viu como você pode procurar um dentista e assim conhecer as opções de tratamento para a sensibilidade nos dentes? Não deixe para depois, comece seu tratamento o mais rápido possível!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page